Sobre a Vitus Sommet 297 CRS Mountain 2022
A Vitus Sommet 297 CRS Mountain 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em carbono designada para a prática do Enduro. Vem equipada com o grupo Shimano SLX de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost. A bike tem o peso aproximado de 15,3 kg.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Vitus Lock On, N/A
|
---|
Mesa
/
Steam
|
Nukeproof Neutron AM, 6061 Alloy, 45mm length, 31.8mm Handlebar Clamp Diameter, 0° Rise
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Nukeproof Horizon Enduro Saddle, Black, Steel Rails
|
Caixa de direção
/
Headset
|
Acros AZX-212-CO R5, ZS44/28.6 upper & ZS56/40 lower to suit 1-1/8" upper tapered to 1.5" lower headtube
|
Canote
/
Seatpost
|
Brand-X Ascend Dropper, Remote lever, 31.6mm Diameter, S: 125mm drop, M: 150mm drop, L & XL: 170mm drop
|
Guidão
/
Handlebar
|
Nukeproof Horizon V2 Riser, 7075 Alloy, 25mm Rise, 9° Back Sweep, 31.8mm Clamp Diameter, S & M: 780mm Wide, L & XL: 800mm Wide
|
Discos
/
Discs
|
Shimano RT66, 203mm Front & Rear, 6 Bolt Hub Fitment
|
Freio
/
Brakes
|
Shimano SLX BR-M7100
425 (BL-M7100) g
Freio a disco hidráulico
2 pistões
|
|
Pedivela
/
Crankset
|
Shimano SLX M7100, 12 Speed, 32T Narrow Wide Chainring, 170mm Crank Length
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
Shimano SLX M7100, 12 Speed, Rapidfire Plus
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
Shimano BB52, BSA Threaded BB, 73mm Shell
|
Cassete
/
Cassette
|
Shimano SLX CS-M7100-12
HYPERGLIDE+
|
10-51T 10-51T: 534g |
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
Shimano SLX RD-M7100
313 g
Cage SGS
12v
|
|
|
Corrente
/
Chain
|
Shimano CN-M7100
252 g
|
|
Quadro
/
Frame
|
Sommet T700 carbon front triangle, 6061-T6 alloy rear, Internal cable routing, post disc brake mounts, BSA threaded BB, Boost hub spacing – 148mm x 12mm thru axle. Axle Specifications: 180mm Length, 13mm Thread Length, M12xP1.0 Thread Pitch
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
RockShox ZEB Select
DebonAir, Dual Position Air
2253 g
|
|
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
RockShox Super Deluxe Select+
445 g
|
|
Aros
/
Rims
|
Nukeproof Neutron V2, 29", 32H, Presta Valve, Tubeless Ready Rim Tape Installed
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Maxxis Assegai, 29" x 2.50" WT, 3C MaxxGrip compound, EXO+ casing
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Nukeproof Neutron V2, 32H, 6 Bolt Disc Fitment, 148mm x 12mm
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Nukeproof Neutron V2, 32H, 6 Bolt Disc Fitment, 110mm x 15mm
|
Geometria
Size | SM | MD | LG | XL |
---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
380,0
|
410,0
|
440,0
|
470,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
76,5º
|
76,5º
|
77,0º
|
77,5º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
565,0
|
594,0
|
618,0
|
642,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
100,0
|
110,0
|
120,0
|
130,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
64,0º
|
64,0º
|
64,0º
|
64,0º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
47,0
|
47,0
|
47,0
|
47,0
|
g
Trilha
Trail
|
130,0
|
130,0
|
130,0
|
130,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1192,0
|
1222,0
|
1254,0
|
1285,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
432,0
|
432,0
|
432,0
|
432,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
25,0
|
25,0
|
25,0
|
25,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
618,0
|
627,0
|
636,0
|
645,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
415,0
|
440,0
|
468,0
|
495,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
-
|
-
|
-
|
-
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
761,0
|
791,0
|
823,0
|
854,0
|
Assine a nossa newsletter
Receba no seu email as últimas novidades no mundo do ciclismo, lançamentos, tendências, calendário de provas e muito mais.
Não se preocupe, nós odiamos SPAM assim como você.
Comparar bikes