Sobre a Vitus Rapide FS CRS Mountain 2022
A Vitus Rapide FS CRS Mountain 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em carbono designada para a prática do Downhill. Vem equipada com o grupo Shimano SLX de 12 velocidades (1x12). Possui cubo dianteiro boost, cubo traseiro boost, e eixo passante. A bike tem o peso aproximado de 11,7 kg.
Tecnologias
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Trava remota guidão
A trava remota torna possível trava tanto a suspensão dianteira quanto traseira da bike por meio de uma alavanca no guidão. Na prática, muita energia da pedalada é transferida para as suspensões, então convém travá-las durante uma subida para ter um rendimento maior, por exemplo.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Vitus Lock On, N/A
|
---|
Mesa
/
Steam
|
Vitus 6061 Alloy, Reach - S & M: 60mm, L:70mm, XL: 80mm, 31.8mm Handlebar Clamp Diameter, -7° Rise
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
WTB SL8 Comp, 142mm wide, Black, CrMo Rails
|
Caixa de direção
/
Headset
|
Acros AZX-212-CO R5, IS41.8/28.6 upper & IS52/40 lower to suit 1-1/8" upper tapered to 1.5" lower headtube
|
Canote
/
Seatpost
|
Vitus 6061 Alloy, 31.6mm Diameter x 400mm Long
|
Guidão
/
Handlebar
|
Vitus 6061 Alloy, 5mm rise, 9° back sweep, S: 720mm wide, M/ L/XL: 740mm wide
|
Discos
/
Discs
|
Shimano RT56, 180mm Front & Rear, 6 Bolt Hub Fitment
|
Freio
/
Brakes
|
Shimano Deore BR-M6100
Freio a disco hidráulico
2 pistões
|
SM-RT56* SM-RT64 SM-RT66 |
Pedivela
/
Crankset
|
Shimano MT501, 30T Narrow Wide Chainring, S: 170mm Crank Length M/L/XL: 175mm Crank Length
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
Shimano SLX M7100, 12 Speed, Rapidfire Plus
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
Shimano BB52, BSA Threaded BB
|
Corrente
/
Chain
|
Shimano CN-M6100
252 g
|
|
|
Cassete
/
Cassette
|
Shimano Deore CS-M6100-12
HYPERGLIDE+
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
Shimano SLX RD-M7100
313 g
Cage SGS
12v
|
|
Quadro
/
Frame
|
Rapide FS UD Carbon Full Suspension Frame, Post disc brake mounts, BSA threaded BB, Boost hub spacing – 148mm x 12mm thru axle. Axle Specifications: 181mm Length, 20mm Thread Length, M12xP1.5 Thread Pitch
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
RockShox SID SL Select
DebonAir
1468 g
|
|
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
RockShox SIDluxe Select+
236 g
|
|
Aros
/
Rims
|
DT Swiss X 1900 Spline, 29", 25mm Inner Rim Width, Presta Valve, Tubeless Ready Rim Tape Installed
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Maxxis Rekon Race, 29" x 2.25", EXO casing
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
DT Swiss X 1900 Spline, 6 Bolt Disc Fitment, 148mm x 12mm
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
DT Swiss X 1900 Spline, 6 Bolt Disc Fitment, 110mm x 1mm
|
Geometria
Size | SM | MD | LG | XL |
---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
410,0
|
440,0
|
490,0
|
540,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
77,0º
|
77,0º
|
77,0º
|
77,0º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
571,0
|
605,0
|
633,0
|
657,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
95,0
|
105,0
|
120,0
|
140,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
67,0º
|
67,0º
|
67,0º
|
67,0º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
46,0
|
46,0
|
46,0
|
46,0
|
g
Trilha
Trail
|
109,0
|
109,0
|
109,0
|
109,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1152,0
|
1186,0
|
1217,0
|
1244,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
431,0
|
431,0
|
431,0
|
431,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
45,0
|
45,0
|
45,0
|
45,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
576,0
|
585,0
|
599,0
|
617,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
438,0
|
468,0
|
493,0
|
513,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
-
|
-
|
-
|
-
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
329,0
|
329,0
|
329,0
|
329,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
725,0
|
759,0
|
790,0
|
817,0
|
Assine a nossa newsletter
Receba no seu email as últimas novidades no mundo do ciclismo, lançamentos, tendências, calendário de provas e muito mais.
Não se preocupe, nós odiamos SPAM assim como você.
Comparar bikes