Sobre a Trek Top Fuel 5 Deore 2022
A Trek Top Fuel 5 Deore 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em alumínio designada para a prática do Trail. Vem equipada com o grupo Shimano Deore de 12 velocidades (1x12). Possui canote retrátil, cubo dianteiro boost, e cubo traseiro boost. A bike tem o peso aproximado de 15,52 kg.
Tecnologias
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tapered head tube
O Tapered head tube ou tubo de direção cônico como também é chamado é um avanço recente no design dos quadros. A principal vantagem é tornar o tubo de direção mais rígido, mas também traz uma melhora na precisão da direção e também na resistência do quadro na junções com o tubo superior e inferior.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Manoplas
/
Grip
|
Bontrager XR Trail Comp, nylon lock-on
|
---|
Mesa
/
Steam
|
Bontrager Rhythm Comp, 31.8mm, Knock Block, 0 degree, 50mm length
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Bontrager Arvada, steel rails, 138mm width
|
Caixa de direção
/
Headset
|
Knock Block 2.0 Integrated, 72-degree radius (includes infinite-radius chip), sealed cartridge bearing, 1-1/8'' top, 1.5'' bottom
|
Canote
/
Seatpost
|
Size: S, TranzX JD-YSI-22PLQ, 100mm travel, internal routing, 34.9mm, 346mm length; Size: M, M/L, TranzX JD-YSI-22PLQ, 150mm travel, internal routing, 34.9mm, 454mm length; Size: L, XL, XXL, TranzX JD-YSI-22PLQ, 170mm travel, internal routing, 34.9mm, 497mm length
|
Guidão
/
Handlebar
|
Size: S, M, M/L, L, XL, XXL, Bontrager alloy, 31.8mm, 15mm rise, 750mm width; Size: S, M, M/L, L, XL, XXL, Bontrager Rhythm Comp, alloy, 31.8mm, 15mm rise, 750mm width
|
Discos
/
Discs
|
Size: S, M, M/L, L, XL, XXL, Shimano RT26, 6-bolt,180mm; Size: S, M, M/L, L, XL, XXL, Shimano RT26, 6-bolt,160mm
|
Freio
/
Brakes
|
Shimano BR-MT200
Freio a disco hidráulico
2 pistões
|
BL-MT200 SM-RT26* |
Pedivela
/
Crankset
|
Size: S, M, M/L, L, Shimano MT512, 30T ring, 55mm chainline, 170mm length; Size: XL, XXL, Shimano MT512, 30T ring, 55mm chainline, 175mm length
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
Shimano Deore M6100, 12 speed
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
Shimano SM-BB52, 73mm, threaded external bearing
|
Corrente
/
Chain
|
Shimano CN-M6100
252 g
|
|
|
Cassete
/
Cassette
|
Shimano Deore CS-M6100-12
HYPERGLIDE+
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
Shimano Deore RD-M6100
Cage SGS
12v
|
|
Quadro
/
Frame
|
aluminum frame
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
RockShox Recon Silver RL
Solo Air
|
|
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
X-Fusion O2 Pro RL
|
Aros
/
Rims
|
Alex MD35, tubeless compatible, 32-hole, 35mm width, presta valve
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Size: S, M, M/L, L, XL, XXL, Bontrager XT3 Expert, wire bead, 60 tpi, 29x2.40''; Size: S, M, M/L, L, XL, XXL, Bontrager XR4 Team Issue, Tubeless Ready, Inner Strength sidewalls, aramid bead, 120tpi, 29.x2.40''
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Bontrager alloy, sealed bearing, 6-bolt, Shimano MicroSpline freehub, Boost148, 12mm thru axle
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Bontrager alloy, 6-bolt, Boost110, 15mm thru axle
|
Geometria
Size | SM High | SM Low | MD High | MD Low | MD/LG High | MD/LG Low | LG High | LG Low | XL High | XL Low | XXL High | XXL Low |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
395,0
|
395,0
|
420,0
|
420,0
|
435,0
|
435,0
|
450,0
|
450,0
|
500,0
|
500,0
|
540,0
|
540,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
76,4º
|
76,0º
|
76,4º
|
76,0º
|
76,4º
|
76,0º
|
76,4º
|
76,0º
|
76,4º
|
76,0º
|
76,4º
|
76,0º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
562,0
|
563,0
|
592,0
|
593,0
|
609,0
|
610,0
|
625,0
|
626,0
|
648,0
|
649,0
|
670,0
|
671,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
100,0
|
105,0
|
105,0
|
110,0
|
110,0
|
125,0
|
125,0
|
135,0
|
135,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
66,4º
|
66,0º
|
66,4º
|
66,0º
|
66,4º
|
66,0º
|
66,4º
|
66,0º
|
66,4º
|
66,0º
|
66,4º
|
66,0º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
g
Trilha
Trail
|
115,0
|
118,0
|
115,0
|
118,0
|
115,0
|
118,0
|
115,0
|
118,0
|
115,0
|
118,0
|
115,0
|
118,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1145,0
|
1146,0
|
1175,0
|
1176,0
|
1192,0
|
1193,0
|
1209,0
|
1210,0
|
1235,0
|
1236,0
|
1260,0
|
1260,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
429,0
|
430,0
|
429,0
|
430,0
|
429,0
|
430,0
|
429,0
|
430,0
|
429,0
|
430,0
|
429,0
|
430,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
31,0
|
36,0
|
31,0
|
36,0
|
31,0
|
36,0
|
31,0
|
36,0
|
31,0
|
36,0
|
30,0
|
36,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
587,0
|
590,0
|
587,0
|
590,0
|
592,0
|
595,0
|
596,0
|
600,0
|
610,0
|
613,0
|
619,0
|
622,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
419,0
|
415,0
|
449,0
|
445,0
|
464,0
|
460,0
|
479,0
|
475,0
|
499,0
|
495,0
|
519,0
|
515,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
714,0
|
710,0
|
735,0
|
730,0
|
740,0
|
735,0
|
745,0
|
740,0
|
755,0
|
750,0
|
765,0
|
760,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
343,0
|
338,0
|
343,0
|
338,0
|
343,0
|
338,0
|
343,0
|
338,0
|
343,0
|
338,0
|
343,0
|
338,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
718,0
|
718,0
|
748,0
|
748,0
|
765,0
|
765,0
|
782,0
|
782,0
|
808,0
|
808,0
|
833,0
|
832,0
|
Assine a nossa newsletter
Receba no seu email as últimas novidades no mundo do ciclismo, lançamentos, tendências, calendário de provas e muito mais.
Não se preocupe, nós odiamos SPAM assim como você.
Comparar bikes