Sobre a Specialized Stumpjumper EVO Elite Alloy 2022
A Specialized Stumpjumper EVO Elite Alloy 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em alumínio designada para a prática do Enduro. Vem equipada com o grupo SRAM GX Eagle de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Especificações
Mesa
/
Steam
|
Deity, 35.0mm
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Bridge Comp, Hollow Cr-mo rails, 155/143mm
|
Canote
/
Seatpost
|
OneUp, Dropper Post-V2, MMX lever, 34.9 (S1:120mm, S2/S3:150mm, S4: 180mm, S5/S6: 210mm)
|
Guidão
/
Handlebar
|
Specialized, 6061 alloy, 6-degree upsweep, 8-degree backsweep, 30mm rise, 800mm width
|
Freio
/
Brakes
|
SRAM Code RS
|
Pedivela
/
Crankset
|
SRAM GX Eagle, DUB, S1:165mm, S2-S5: 170mm, S6: 175mm, Alloy, 30T
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
SRAM GX Eagle, 12-speed
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
SRAM DUB, BSA 73mm, threaded
|
Corrente
/
Chain
|
SRAM GX Eagle
244 g
|
|
|
Cassete
/
Cassette
|
SRAM XG-1275 Eagle
12s
|
|
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
SRAM GX Eagle
12s
|
|
Quadro
/
Frame
|
M5 Alloy chassis and rear-end, asymmetrical design, 29" Trail Geometry with S-Sizing, SWAT™ Door integration, head tube angle adjustment, horst pivot BB adjustment, threaded BB, fully enclosed internal cable routing, 12x148mm dropouts, sealed cartridge bearing pivots, replaceable derailleur hanger, 150mm of travel
|
---|---|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
Fox Float X Factory
|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Fox 36 Float Factory
|
Aros
/
Rims
|
Roval Traverse 29 Alloy, 30mm inner width, hand-built, 2Bliss Ready
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Front: Butcher, GRID TRAIL casing, GRIPTON® T9 compound, 2Bliss Ready, 29x2.3", Rear: Eliminator, GRID TRAIL casing, GRIPTON® T7 compound, 29x2.3"
|
Raios
/
Spokes
|
DT Swiss Competition Race
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
Roval DT Swiss 370, Ratchet LN, SRAM XD driver body, 12mm thru-axle, 148mm spacing, 28h
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
Roval, sealed cartridge bearings, 15x110mm spacing, 28h
|
Geometria
Size | S1 | S2 | S3 | S4 | S5 | S6 |
---|---|---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
385,0
|
385,0
|
405,0
|
425,0
|
445,0
|
465,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
78,0º
|
77,6º
|
77,2º
|
76,9º
|
77,0º
|
77,0º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
543,0
|
566,0
|
592,0
|
625,0
|
649,0
|
681,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
95,0
|
95,0
|
105,0
|
115,0
|
125,0
|
135,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
64,5º
|
64,5º
|
64,5º
|
64,5º
|
64,5º
|
64,5º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
g
Trilha
Trail
|
131,0
|
131,0
|
131,0
|
131,0
|
131,0
|
131,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1174,0
|
1197,0
|
1221,0
|
1251,0
|
1290,0
|
1324,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
443,0
|
443,0
|
443,0
|
443,0
|
453,0
|
453,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
40,0
|
35,0
|
35,0
|
35,0
|
35,0
|
35,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
616,0
|
619,0
|
628,0
|
637,0
|
646,0
|
656,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
412,0
|
430,0
|
450,0
|
477,0
|
500,0
|
530,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
748,0
|
751,0
|
759,0
|
762,0
|
786,0
|
794,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
335,0
|
340,0
|
340,0
|
340,0
|
340,0
|
340,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
734,0
|
756,0
|
780,0
|
809,0
|
838,0
|
873,0
|
Assine a nossa newsletter
Receba no seu email as últimas novidades no mundo do ciclismo, lançamentos, tendências, calendário de provas e muito mais.
Não se preocupe, nós odiamos SPAM assim como você.
Comparar bikes