Specialized Epic EVO Pro 2022
Sobre a Specialized Epic EVO Pro 2022
A Specialized Epic EVO Pro 2022 é uma Mountain Bike Full Suspension em carbono designada para a prática do Cross Country. Vem equipada com o grupo Shimano XTR de 12 velocidades (1x12). Possui cabeamento interno, canote retrátil, e cubo dianteiro boost.
Tecnologias
Cabeamento interno
Uma bicicleta com cabeamento interno significa que os cabos de freio, câmbio, canote, etc, passam por dentro do quadro e não por fora como são normalmente vistos na maioria das bikes. No geral, o cabeamento interno não faz diferença no rendimento da bike, porém melhora na manutenção, limpeza e também deixa a bike mais bonita de forma geral.
Canote retrátil
O canote retrátil possui um sistema hidráulico ou a ar embutido que torna possível ajsutar a altura do selim durante a pedalada. Esse sistema é controlado atrás de uma alavanca posicionada no guidão. Na prática, é possível abaixar a altura do selim consideravelmente durante uma descida mais técnica, por exemplo.
Cubo dianteiro boost
Cubos boost (Boost 110) são cubos 10mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo boost dianteiro possui 110mm e não 100mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo dianteiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Cubo traseiro boost
Cubos boost (Boost 148) são cubos 6mm mais largos que o tamanho dos cubos tradicionais. Ou seja, um cubo traseiro boost possui 148mm e não 142mm como é o padrão do mercado. A diferença imediata ao se utilizar um cubo traseiro boost é no ganho de rigidez e estabilidade da roda.
Eixo passante
Os eixos passantes foram originalmente projetados para bikes de downhill, mas se tornaram populares com o passar do tempo e hoje tem tomado o lugar dos clássicos quick-releases. Esse eixo é composto por uma haste mais rígida que entra por um lado do garfo/quadro e é rosqueado do outro lado. Isso garante uma estrutura mais rígida e segura se comparada aos quick-releases.
Freio hidráulico
Freios hidráulicos são similares aos modelos mecânicos, porém ao invés de cabos eles utilizam óleo para movimentar as pinças quando a manete é acionada. Os freios hidráulicos são superiores aos modelos mecânicos pois oferecem uma frenagem mais precisa, segura e confortável.
Tubeless ready
O tubless é a tecnologia que possibilita a não utilização de câmaras de ar nos pneus da bicicleta. O invés da câmara é utilizado um líquido selante que é responsável por evitar que o ar saia pelas extremidades do pneu além de reparar pequenos furos no pneu. Uma bike Tubless ready significa que tanto o pneu quando o aro suportam a tecnologia tubless.
Especificações
Mesa
/
Steam
|
Race Face Aeffect R, 60mm, 35mm clamp
|
---|---|
Selim
/
Saddle
|
Body Geometry Power Expert, titanium rails
|
Canote
/
Seatpost
|
Fox Factory Transfer, Kashima, 30.9mm, 125mm / 150mm / 175mm travel
|
Guidão
/
Handlebar
|
Race Face NEXT Carbon, 20mm rise, 8-degree backsweep, 760mm wide, 35mm
|
Freio
/
Brakes
|
Shimano XTR BR-M9120
385 (BL-M9120) g
Freio a disco hidráulico
4 pistões
|
|
Pedivela
/
Crankset
|
Shimano XTR 9100, Hollowtech 2, 162 q-factor, 32T Chainring, SM: 170mm, M-XL: 175mm, 32T
|
---|---|
Trocadores
/
Shifter
|
Shimano XTR M9100, 12-speed
|
Movimento central
/
Bottom bracket
|
Shimano, BB-MT800, Threaded
|
Corrente
/
Chain
|
Shimano CN-M9100
242 g
|
|
|
Cassete
/
Cassette
|
Shimano XTR CS-M9100-12
12v
HYPERGLIDE+
|
10-51T 10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51 10-51T: 367g |
|
Câmbio traseiro
/
Rear derailleur
|
Shimano XTR RD-M9100-SGS
240 g
Cage SGS
12v
|
|
Quadro
/
Frame
|
FACT 11m Full Carbon, Progressive XC Geometry, Rider-First Engineered™, threaded BB, 12x148mm rear spacing, internal cable routing, 110mm of travel
|
---|---|
Suspensão dianteira
/
Front suspension
|
Fox 34 Float Factory Kashima
|
Suspensão traseira
/
Rear suspension
|
Fox Float DPS Factory Kashima
|
Aros
/
Rims
|
Roval Control SL, Carbon offset design, 29mm internal width, 4mm hook width, Tubeless ready, 28h
|
---|---|
Pneus
/
Tires
|
Front: Specialized Ground Control, Control Casing, T5 Compound, 29x2.35, Rear: Specialized Ground Control, Control Casing, T5 Compound, 29x2.35
|
Raios
/
Spokes
|
DT Swiss Comp Race
|
Cubo traseiro
/
Rear hub
|
DT Swiss 350 straight-pull, 6-bolt, DT Swiss Ratchet EXP, 12x148mm thru axle, Microspline freehub body, 28h straight-pull
|
Cubo dianteiro
/
Front hub
|
DT Swiss 350, 6-bolt, 15mm Thru-axle, 110mm spacing, 28h straight -pull
|
Geometria
Size | SM | MD | LG | XL |
---|---|---|---|---|
a
Comprimento do tubo de selim
Seat tube length
|
400,0
|
430,0
|
470,0
|
520,0
|
b
Ângulo do tubo de selim
Seat tube angle
|
74,8º
|
74,5º
|
74,5º
|
74,5º
|
c
Comprimento do tubo superior efetivo
Top tube length
|
567,0
|
602,0
|
629,0
|
659,0
|
d
Comprimento do tubo de direção
Head tube length
|
95,0
|
100,0
|
115,0
|
135,0
|
e
Ângulo do tubo de direção
Head tube angle
|
66,5º
|
66,5º
|
66,5º
|
66,5º
|
f
Distância entre o eixo da roda e direção
Rake
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
44,0
|
g
Trilha
Trail
|
114,0
|
114,0
|
114,0
|
114,0
|
h
Comprimento entre eixos
Wheelbase
|
1132,0
|
1164,0
|
1194,0
|
1227,0
|
i
Comprimento de rabeira
Chainstay length
|
438,0
|
438,0
|
438,0
|
438,0
|
j
Altura do movimento central
Bottom bracket drop
|
36,0
|
36,0
|
36,0
|
36,0
|
k
Altura do quadro
Stack height
|
593,0
|
597,0
|
611,0
|
629,0
|
l
Comprimento do quadro
Reach
|
406,0
|
436,0
|
460,0
|
485,0
|
m
Altura do tubo superior
Standover height
|
779,0
|
781,0
|
793,0
|
804,0
|
x
Altura do movimento central ao solo
Bottom bracket height
|
336,0
|
336,0
|
336,0
|
336,0
|
y
Comprimento do central ao eixo dianteiro
Front center
|
697,0
|
729,0
|
759,0
|
792,0
|
Assine a nossa newsletter
Receba no seu email as últimas novidades no mundo do ciclismo, lançamentos, tendências, calendário de provas e muito mais.
Não se preocupe, nós odiamos SPAM assim como você.
Comparar bikes